O block.ino pode parecer complexo no primeiro acesso. Vamos desmembrar as partes do aplicativo e você perceberá o quão fácil é usá-lo!

Blocos

Os blocos são peças em forma de quebra-cabeça que são usados para criar o código no block.ino.


Os blocos conectam-se uns aos outros como um quebra-cabeça, onde cada tipo de bloclo tem a sua própria forma e um conector de forma especial para que possa ser inserido - isso evita erros de sintaxe.


Uma série de blocos conectados são chamados de scripts, isto é, um conjunto de instruções.


Para construir um programa, você deve arrastar blocos para o painel do editor de código criando um conjunto de instruções.

Editor de código

O espaço destinado à construção do script é chamado de editor de códigos. Ele é formado pela área de trabalho, botões, lixeira e blocos.


Categorias

Os blocos estão separados em 12 categorias, algumas básicas da maioria das linguagens de programação e outras específicas para a programação no Arduino.


Código fonte

Os blocos montados no editor de código são automaticamente traduzidos para código fonte na linguagem do Arduino. O código traduzido aparece na aba “Código Fonte” sempre estruturado a partir das duas funções básicas, setup() e loop().


Diagrama do circuito

Na aba “Diagrama do Circuito” há uma figura do circuito preestabelecido onde estão identificados pinos e componentes eletrônicos montados em uma protoboard.


No canto superior à esquerda encontra-se um menu com as seguintes funções:

  • - Tradução com três opções de línguas (português, inglês e espanhol).
  • - Arquivos com as opções de salvar e abrir arquivos .ino e .xml localmente
  • - Exemplos de códigos para usar display LCD, servomotor, sensor hall, LED, etc.
  • - Limpar área de trabalho.

Compilação e envio

Acima da área de trabalho há três botões que, da esquerda para direita, são usados para ampliar a área do editor, enviar um programa para o Arduino e compilar código.


Saída da IDE

Abaixo do editor há a saída da IDE do Arduino, onde o retorno da compilação e do envio do código são apresentados, auxiliando o usuário a encontrar erros durante o desenvolvimento e teste.



Streaming de vídeo

O streaming de vídeo mostra o que está acontecendo no momento. Inclusive, há data e horário canto no inferior da imagem mostrando que as imagens são enviadas simultaneamente enquanto ocorre a execução do programa. No canto inferior também há um botão para reiniciar a placa, assim o Arduino irá executar o último código desde o ínicio. É possível ver mais detalhes clicando em cima da imagem para ampliá-la.


Terminal Serial

O terminal serial é um meio de comunicação direta com o Arduino. Ele é ideal para o desenvolvimento, depuração, registro e captura de dados. Para enviar um dado, basta configurar a taxa de transmissão de dados (baudrate), escrever na caixa “Comandos” e pressionar “Enter”. Para habilitar ou desabilitar o carácter de quebra de linha deve-se utilizar a caixa “Fim da linha”. Por padrão, o terminal está configurado para usar a taxa de dados de 9600 baud e adicionar o carácter de quebra de linha. Para limpar o log do terminal serial clique no botão no canto inferior à direita.