Para o ensino de conversão de bases o aluno pode expressar os mais diversos tipos de uso. Trazendo para uma abstração mais real, o seu uso pode se dar com o sensor de temperatura DHT11 (link) em uma conversão de graus Celsius para Kelvin ou Fahrenheit, trabalhando com operadores matemáticos.
A conversão se dá pelo armazenamento em uma variável e a operação matemática armazenada em um local para manipulação como no exemplo abaixo.
Exemplo completo de uso, que recebe os dados da temperatura em Graus Celsius e transforma os valores para Graus Kelvin.
O uso do servo motor é definido pela criação de um ângulo entre (0 - 180) graus. Desta forma pode ser explorado o uso do cateto adjacente e hipotenusa com valores hipotéticos e simular o uso de um anglo. Dentro de um laço de interação para que o aluno veja o ângulo para calcular o cateto oposto dado um cateto adjacente e hipotenusa qualquer.
Com o block.ino é possível explorar algumas funções matemáticas tais como a fórmula de bhaskara onde é explorado todas as operações matemática presentes na fórmula conforme mostra a imagem abaixo, que utiliza comunicação serial para ler os dados e mostrar o resultado ao usuário.
Para o uso de fatorial o aluno pode calcular a lógica baseado no decremento de um número X até 1 através de uma estrutura de interação, onde ele recebe o fator pela porta serial e exibe o resultado da operação através do visor LCD.